sábado, 28 de fevereiro de 2009

Promessas de um novo mundo


As crianças são o futuro das nações. Eta discursinho velho... Quando assistimos ao documentário Promessas de um novo mundo percebemos o quanto o futuro do planeta está repleto de ideologias, preconceitos e rivalidades do passado. Afinal que futuro é esse, onde tudo está condicionado a ser como antes?
Bom, revoltas à parte, vamos ao documentário.
Embora seja de 2001, somente tive possibilidade de assisti-lo na semana passada (antes tarde do que nunca!). O filme traz à tona os constantes conflitos entre palestinos e israelenses, porém, com uma peculiaridade: tudo é visto e comentado sob o ponto de vista infantil. Infantil? As palavras ditas pelas crianças são tão cortantes quanto a arma de um general. A convicção com que defendem suas posições ideológicas - em sua maioria repletas de ódio e mágoas - evidencia uma assustadora e triste realidade: o futuro está inevitavelmente atado ao presente e fatalmente subordinado ao passado.
Quando pensamos, porém, que tudo está perdido, Promessas de um novo mundo nos surpreende, e mostra que ainda há uma esperança...
Eu poderia escrever linhas e linhas sobre essa produção, mas nunca poderia traduzir a emoção que senti ao assisti-lo...
Por isso, se tiver possibilidade, assista... Vale muito a pena!
Deixo aqui um link com maiores informações:



Até a próxima!

5 comentários:

  1. Tem um presentinho pra você no meu blog. Passa lá quando tiver tempo *:

    ResponderExcluir
  2. Faço das palavras da Miriam, minhas...
    beijos, saudades...

    ResponderExcluir
  3. Sou de Campinas S.P. , me chamo Matheus tenho 17 anos. Vi o documetário "promessas de um novo mundo" hoje, pela tv. Sei que é uma reação normal do ser humano , ao ver as dificuldades do próximo, tentat fazer algo pra "amenizar" o sofrimento. Entretando, mesmo não tendo nenhum vínculo com tais religiões ou mesmo algum tipo de parentesco, com certeza muita coisa mudou (ou veio a tona) na minha cabeça e no meu coração. Gostaria muito de fazer algo a respeito. Sei tambem das dimensões históricas e religiosas que estão envolvidas nisso, Porém, me sinto na "obrigação" de fazer para ao menos tentar mudar este quadro.
    obrigado pela atenção, Matheus Assis Sanseverino

    ResponderExcluir
  4. Oi,me chamo Milena e tenho 14 anos eu sou de SP.
    Nõa tenho como explicar o que senti após ver esse filme!
    Saber que essas crianças defendem suas idéias com muita convicção por talvez terem perdido parentes por causa dos terroristas destes países ..sem contar a briga que ele têm por causa de terra.
    Esse filme abriu meus olhos para enxergar uma realidade que no Brasil nao conhecemos..Pois aqui somos livres para decidir que religião tomar.Sei que não posso mudar essa situação pois essa briga vem de muito tempo atrás mas posso pelo menos ORAR por essas pessoas que vivem tristes por vários motivos ligados a esse.
    Este filme nos ensina a sermos gratos por nao sofrer tanto assim e também a enxergarmos a realidade de outros países.Gostaria de conhecer mais sobre essas crinanças que hoje estão adultas,saber como posso ter contato com elas.. se vc puder me ajudar.. ;]
    Agradeço a oportunidade!
    Deus abençoe!
    Milena Almeida

    ResponderExcluir
  5. Matheus e Milena, fiquei muito feliz e emocionda com os comentários de vocês!É muito legal quando encontramos jovens tão sensíveis à realidade que os cerca. Trabalho com jovens, Matheus, e por experiência posso afirmar que a maior contribuição que você pode oferecer ao mundo está em pequenos gestos, em suas atitudes cotidianas. Muitas guerras poderiam ser evitadas com uma simples conversa ou somente um pouco de tolerância e respeito.
    E, Milena, realmente somos abençoados em vivermos em um país com tamanha liberdade política e religiosa (apesar dos inúmeros problemas!). Até o momento não possuo informações recentes sobre as crianças do documentário, mas assim que tiver publicarei aqui no blog!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir